Ir para o conteúdo principal Pular para pesquisar

Women’s Fitness (Fitness Coreográfico Feminino)

Women’s Fitness (Fitness Coreográfico Feminino)

Este conceito foi introduzido pela IFBB no início dos anos 80 e se tornou oficial em 1996, em resposta ao aumento da procura de competições para as mulheres que preferem desenvolver um físico menos musculoso, ainda atlético e esteticamente agradável, e também para mostrar seus físicos em movimento.

Nesta categoria, a ênfase é colocada em um físico bem torneado e esculpido, e com um visual atlético, que é avaliado através da comparação dos quatro quartos de volta, e a capacidade atlética é avaliada durante rotina de fitness que deve muito atraente e dinâmica.

Como é um esporte físico, também existem duas rodadas de avaliação física e logo em seguida a apresentação da rotina artística.

Nas rodadas de físico as concorrentes irão realizar os quartos de volta, durante o qual os árbitros irão avaliar a sua silhueta e contornos do corpo, as formas anatômicas, nível de gordura corporal, a firmeza do corpo e tônus muscular, apresentação geral palco (autoconfiança, equilíbrio, coordenação de movimentos), bem como o cabelo facial e beleza. Na rodada de rotina coreográfica, os árbitros estão procurando elementos fortes, movimentos de flexibilidade, ritmo elevado, perfeição técnica, elegância e graça. As competidoras podem usar pequenos adereços, associados aos seus trajes.

Atualmente, a categoria é modalidade Olímpica e Jogos PanAmericanos.

Clique no link abaixo para download das regras:

FITNESS COREOGRÁFICO FEMININO